30 – 31 de out. de 2023
Instituto Politécnico de Viseu

Introdução

O “4° Fórum da REDESPP – Desporto, Comunidades e Qualidade de Vidaorganizado em Viseu insere-se na Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público (REDESPP), e surge no seguimento de três Fóruns anteriores:

• 1.º Fórum da REDESPP, realizado em novembro de 2016 no Instituto Politécnico de Setúbal, com o tema Construir Redes para a Qualidade da Formação em Desporto no Ensino Superior
  • 2.º Fórum da REDESPP, realizado em novembro de 2018 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, com o tema Redes de Desporto nos Politécnicos - Ensino, Investigação, Intervenção.
  • 3.º Fórum da REDESPP, realizado em novembro de 2021 na Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, com o tema Desporto para um Futuro Sustentável.

Datas, local e duração

O 4º Fórum da REDESPP realizar-se-á em formato presencial a 30 e 31 de outubro de 2023 na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu com a duração de 11 horas de formação na área das Ciências do Desporto.

Organização

O 4º Fórum da REDESPP organizado pela REDESPPP e pelo Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, terá os seguintes momentos:

• 2 conferências plenárias;
  • Várias comunicações orais com submissão de trabalhos que decorrerá até ao dia 24 de setembro de 2023;
  • Mesas redondas centradas nos temas apresentados, lideradas pelas Comissões e Grupos de Trabalho da REDESPP com a participação de instituições do território;
  • Participarão no evento de investigadores, profissionais ou estudantes com interesse na área do Desporto, com diferentes momentos propícios à criação de momentos de networking.
  • Um jantar de confraternização.

Áreas Temáticas

Tendo em conta os pilares de ação da REDESPP e em sintonia com a missão do Instituto Politécnico de Viseu e da sua Escola Superior de Educação, desenvolve-se o Fórum em torno das seguintes áreas temáticas: 1. Treino Desportivo 2. Exercício e Saúde; 3. Educação Física e Desporto na Escola; 4. Desporto de Natureza, Lazer e Aventura; 5. Gestão do Desporto; 6. Desporto Adaptado e Inclusão; 7. Ética no Desporto; 8. Investigação e Formação Avançada.

Objetivos

A realização deste evento visa promover sinergias institucionais que potenciem a criação de condições para: (i) o desenvolvimento da formação e da investigação na área do desporto no Ensino Superior Politécnico Público, (ii) a prossecução de parcerias e projetos comuns na promoção de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento do desporto; (iii) a cooperação para assegurar a rentabilização e uma melhor utilização dos recursos institucionais existentes, nomeadamente ao nível da multidisciplinaridade de equipas de docentes e investigadores e da partilha de equipamentos e materiais laboratoriais, criando as condições de apoio ao desenvolvimento de projetos e parcerias de investigação científica e tecnológica; (iv) a referenciação das ofertas formativas de instituições parceiras, favorecendo o desenvolvimento de programas de formação na área do desporto, colaborando na construção e aplicação de programas de formação interinstitucionais; (v) a intervenção social e política sobre estratégias nacionais e internacionais para o desenvolvimento e promoção do Desporto.

Público Alvo

Investigadores, Treinadores, Técnicos de Exercício Físico e outros agentes ligados à Atividade Física e Desportiva, Dirigentes e Gestores do Desporto, Autarcas afins ao pelouro do Desporto, Estudantes e Professores de todos os níveis de ensino (básico/secundário/superior), outros agentes do Desporto e áreas afim.

Inscrições, certificação e creditação

As inscrições são gratuitas, dando origem a certificado de presença para quem estiver presente em todo o evento, e serão feitas via plataforma indico:

Creditação atribuibuída pelo IPDJ para os seguintes profissionais:

- Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD)

- Título Profissional de Técnico de Exercício Físico (TPTEF) / Título Profissional de Diretor Técnico (TPDT)

No sentido de se registar para a creditação, queira preencher o respetivo formulário:
4º FÓRUM da REDESPP | 30 e 31 de outubro de 2023 (google.com)

Livro de Resumos

O livro de resumos está finalizado e publicado:

Instituto Politécnico de Viseu
Aula Magna