28 de maio de 2024
Aula Magna do IPV

Enquadramento /Apresentação:

Evento de cariz científico no âmbito da oferta formativa do Instituto Politécnico de Viseu, nomeadamente das Licenciaturas em Educação Social (ESEV) e Serviço Social (ESTGL).

A multidisciplinaridade no âmbito da intervenção social implica que os profissionais, representantes das diferentes áreas disciplinares, procurem assumir uma intervenção holística, suportada num necessário conhecimento teórico e na objetivação da realidade. Nesse sentido, deve existir a preocupação para que esta atuação seja centrada na pessoa e nas suas necessidades, representando, assim, o reconhecimento da importância de cada uma destas áreas na materialização de um contexto de atuação multidisciplinar mais positivo.
A conciliação entre as diferentes áreas disciplinares, na prática, só faz sentido se puder concretizar-se no desenvolvimento das relações interprofissionais, o que significa reconhecer o processo de construção da identidade de cada uma das profissões, a sua historicidade e os permanentes desafios colocados à intervenção profissional.
Na verdade, o debate deve ser feito para além da necessária importância das fronteiras profissionais e deve centrar-se nos contributos que cada uma das profissões traz no âmbito da intervenção social. Procuramos assim, com esta iniciativa, proporcionar aos estudantes de Serviço Social e de Educação Social e aos demais interessados, um espaço de reflexão sobre a importância da definição e compreensão dos diferentes dos papéis profissionais, bem como dos conhecimentos e competências específicas das duas profissões e a sua evidente relevância nos contextos em que intervêm.

Objetivos: Disseminar resultados da investigação e projetos nas áreas de intervenção dos dois ciclos de estudos; Partilhar experiências formativas em Educação Social e Serviço Social; Divulgar boas práticas nos contextos de intervenção dos dois perfis profissionais, atendendo à relevância do trabalho em equipa transdisciplinar.

Data: 28 de maio de 2024

Local: Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu

Duração: 9h às 17h

Destinatários: Estudantes, diplomados, investigadores e profissionais da área social.

Formato: presencial

Inscrições: até 25 de maio 2024
As inscrições são gratuitas, com direito a certificado de presença para quem estiver presente em todo o evento e serão feitas na plataforma indico.

Aula Magna do IPV

Para alguma dúvida ou esclarecimento contactar através do seguinte e-mail: