13 – 14 de jun. de 2024
ONLINE
Fuso horário Europe/Lisbon

Apresentação 

As Jornadas da Comunicação Aplicada vão realizar-se nos dias 13 e 14 de junho, em sessões promovidas pelos alunos do Mestrado em Comunicação Aplicada, da Escola Superior de Educação de Viseu - Politécnico de Viseu.

O evento será realizado online, em dois segmentos: 

  • o dia 13 será dedicado ao contexto profissional/empresarial (Fórum C.A), início às 18h (online).
  • o dia 14 será dedicado ao contexto científico (Conferência Científica), início às 18h (online).

 

Dirige-se a alunos, investigadores e profissionais nas diversas áreas da Comunicação. 

Estas Jornadas têm como objetivos: 

  • Promover a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais, investigadores e estudantes da área da comunicação; 
  • Divulgar práticas e tendências na área da comunicação; 
  • Contribuir para o desenvolvimento científico na área da comunicação. 

 

Fórum C.A - 13 de junho

Oradores Confirmados:

Tiago Ferreira – Delta Cafés

Com nove anos de experiência de consultadoria em comunicação, é licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.     
Iniciou a sua carreira profissional como jornalista na Agência Lusa, tendo ainda integrado a redação do Diário Económico, na editoria de Media & Publicidade e mais tarde no jornal 24 Horas.     
Entre 2007 e 2016 integrou a equipa da consultora de comunicação Cunha Vaz & Associados, onde desempenhou as funções de Senior Manager, sendo responsável pela elaboração e implementação de planos estratégicos de comunicação na área de Grande Consumo de clientes como a Central de Cervejas e Bebidas, Delta Cafés, Gallo, entre outros.     
Desenvolveu ainda competências em Gestão de Crise, Relações Públicas, relações com os Media e Institucionais.     
Está no Grupo Nabeiro-Delta Cafés desde 2016 onde é responsável pela Comunicação Externa e Relações Institucionais do Grupo e marcas.

 

Edson Athayde – FCB Lisboa 

Desde 1985, Edson passou por várias agências de publicidade em Portugal, Espanha e Brasil. Em 2014 assumiu a liderança da FCB Lisboa como CEO e Diretor Criativo. O seu currículo conta com mais de 900 prémios em festivais nacionais e internacionais, tais como Clio, New York Festival, Epica, Eurobest, One Show, além de 8 leões em Cannes. Há já vários anos que Edson estuda o uso do storytelling como ferramenta de comunicação na publicidade, no jornalismo e nas redes sociais. O seu seminário sobre o tema já foi assistido por milhares de pessoas. Paralelamente à sua carreira na indústria publicitária, Edson é professor, produtor musical, apresentador de programas de televisão, guionista para cinema, televisão e teatro. Escreve crónicas regularmente para diversas publicações e editou até agora 12 livros, entre os quais dois romances.

 

 

Marcos Ribeiro - Marketing Lovers

Docente e coordenador do Programa Avançado em Mediação Imobiliária do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), com formação de base na área das Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, Pós-Graduado em Direção Comercial e Vendas, licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM e tornou-se Mestre em Gestão de Marketing, com tese desenvolvida com o tema “Mercado Imobiliário – Principais fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor sobre um fornecedor de serviços imobiliários”.

O seu percurso profissional arrancou em 1999, na unidade de Inovação do grupo Portugal Telecom, PT Inovação, onde durante 12 anos esteve diretamente ligado ao desenvolvimento de tecnologia em diversos projetos de software. A sua carreira foi evoluindo naturalmente, acrescentando aos seus já atributos de analista programador a responsabilidade de gestão de equipas e clientes.

Desde 2012, é responsável pela Direção Comercial e Marketing de uma empresa de base tecnológica. Em 2016, fundou a empresa Marketing Lovers™️, dedicada ao Marketing e Comunicação, com particular especialidade no setor Imobiliário.

Atualmente, apoia várias empresas a diferenciarem-se nos seus mercados. 

 

Conferência Científica - 14 de junho

Orador Convidado: Doutor Jorge Remondes

Doutor em Comunicação pela Universidade de Vigo e MBA em Gestão Comercial e Marketing pelo ISTE.

Coordenador da Trilogia “Marketing Digital & E-Commerce”, e das obras  “Marketing Highlights – O Presente e o Futuro“, "The Use of Artificial Intelligence in Digital Marketing: Competitive Strategies and Tactics", "Connecting With Consumers Through Effective Personalization and Programmatic Advertising", e "Implementing Automation Initiatives in Companies to Create Better-Connected Experiences".

Publicou vários artigos sobre comunicação e marketing, em revistas científicas indexadas na Web of Science e SCOPUS, e em revistas técnicas em Portugal e no estrangeiro, assim como na imprensa generalista e especializada.

Editor-in-chief do International Journal of Marketing, Communication and New Media  (Web of Science e JCR Journal).

Foi Gestor e Diretor em Grupos Económicos Nacionais (Grupo CRH e Grupo EGOR), e em Multinacionais (IMCO e Grupo Vedior).

Formador de quadros empresariais para as áreas de marketing e vendas assim como gestão de redes sociais, tendo totalizado mais de 13000 horas de atividade de formação e consultoria.

É regularmente convidado como orador em jornadas, seminários, congressos e aulas abertas.

Professor de Marketing no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP) e na Porto Executive Academy (PEA), do Instituto Politécnico do Porto. Anteriormente, lecionou no ISVOUGA, Universidade Lusófona do Porto, ISAG, Universidades Lusíada, Universidade da Maia, IPAM, e ISMT.

Membro Honorário do Conselho Superior Europeu de Doutores e Doutores Honoris Causa e Investigador no CEOS/IPP.

Saber mais: www.jorgeremondes.pt

 

*********************************************

Os resumos (alargados) submetidos para a Conferência Científica deverão enquadrar-se num ou mais dos principais temas propostos: 

  1. Inteligência Artificial na Comunicação 
  2. Os novos Media e o seu Impacto no Novo Espaço Público 
  3. O storytelling e as narrativas digitais na comunicação 
  4. Novos desafios para a ética e a deontologia na comunicação 
  5. A comunicação nas redes sociais 
  6. Comunicação acessível e inclusiva 
  7. A influência dos Media na tomada de decisão 

A participação no evento é gratuita, mas requer registo obrigatório no formulário disponível no site. 

Regras para submissão de Resumos Alargados: Os resumos alargados devem ser inéditos, escritos em português, com o mínimo de 800 palavras e máximo de 1000 (não inclui referências), de acordo com as normas APA 7ª edição.

Devem seguir a estrutura segundo template disponível [aqui].

Submissão dos resumos: até ao dia 25 de maio de 2024

Comunicação da decisão: 5 de junho de 2024

Fim do período de inscrição: 10 de junho de 2024 

Começar (Iniciar)
Fim
Europe/Lisbon
ONLINE
Auditório

Para alguma dúvida ou esclarecimento contactar através do seguinte e-mail: 

A chamada para resumos está aberta
Você pode enviar um resumo para revisão.
Registro
As inscrições para este evento estão abertas no momento.