PT | EN
Apresentação
As Jornadas Internacionais da Comunicação Aplicada vão realizar-se nos dias 28 e 29 de maio de 2025, em formato online, no âmbito do Mestrado em Comunicação Aplicada, da Escola Superior de Educação de Viseu.
O foco desta edição centra-se nas Ciências da Comunicação nos diversos setores da sociedade, tendo como chamada “Desafios da Comunicação num Mundo em Mudança”.
Dirige-se a alunos, investigadores e profissionais nas diversas áreas da Comunicação. As Jornadas Internacionais da Comunicação Aplicada têm como objetivos:
- Divulgar a produção científica na área das Ciências da Comunicação;
- Promover a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais, investigadores e estudantes da área da comunicação, no âmbito nacional e internacional.
Fórum C. A. - 28 de maio
Oradores convidados

Mieko Wada
É Secretária Adjunta de Imprensa na Secretaria de Comunicação do Governo do Maranhão.
Jornalista, graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Brasil). Especialista em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade, também pela UFMA.
Possui mais de 15 anos de experiência na área de Comunicação Institucional, Corporativa, Assessoria de Imprensa e em redações. Habilidade com criação e produção de canais de comunicação empresariais e institucionais, treinamento de porta-vozes para interações com a imprensa, relacionamento com stakeholders, gestão de pessoas, assessoria de imprensa, além de larga atuação em veículos de comunicação, como TV, rádio e jornalismo impresso do Maranhão.
Conferência Científica - 29 de maio
Chechu Pérez - Universidade de Vigo (Espanha)
Doutor, com menção europeia, possui uma sólida formação em Ciências da Comunicação, sendo graduado em Publicidade e Relações Públicas, Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Também é professor na Universidade de Vigo, onde impulsionou o Mestrado em Direção de Arte Publicitária e ocupou o cargo de diretor de comunicação.
É especialista na elaboração de estratégias criativas e de meios, criação de mensagens publicitárias, gestão de marca e publicidade institucional. Possui mais de sessenta publicações nesta área e participou em diversos projetos de investigação sobre temática publicitária.
Colaborou com diversas agências de publicidade, desenvolvendo projetos para Abanca, Adeslas, Aeroportos de Portugal, Cacique, Caixabank, E-on, Edurne Pasaban, El Niño, Estrella Galicia, Gas Natural, Grupo Mondragón, Hijos de Rivera, Hispania Racing F1 Team, Inditex, ING, R, Super Bock ou Texaco. Também foi presidente da Associação Profissional de Publicitários da Galícia, Creatividade Galega, entre 2010 e 2014, assessor do presidente da Xunta de Galicia e responsável por todas as campanhas publicitárias desta instituição entre 2015 e 2024.