16 de maio de 2024
Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Fuso horário Europe/Lisbon

Programa Científico

Manhã: Presencial, auditório ESTGV
Tarde: Online
Link Zoom para todos trabalhos da tarde incluindo as Comunicações Livres (Sessão A)
Link específico para as Comunicações Livres (Sessão B)

9:15h – 09:30h SESSÃO DE ABERTURA (auditório ESTGV)
Presidente da ESEV/IPV
Diretora do Departamento de psicologia e ciências da educação (ESEV/IPV)
Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (ESEV/IPV)

09:30h – 10:30h CONFERÊNCIA
Do criador de "Uma Escola para Todos" surge uma nova comédia: “A educação Inclusiva". Mais uma canção apócrifa com letra imperfeita e música desafinada
Jesús Molina Saorín – Universidad de Murcia (España) I Grupo de Investigación sobre Diversidad Funcional y Derechos Humanos
Moderação: Francisco Mendes (ESEV/IPV)

10:30h – 11:00h Coffee break

11:00h – 12:30h INCLUSÃO EM CONTEXTO ESCOLAR

Os meus, os teus e os nossos. Os desafios da inclusão em contexto escolar
Anabela de Oliveira Carvalho – Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique | Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

Avaliar a perceção dos alunos numa escola inclusiva: primeiros resultados num estudo de caso
Maria de Fátima Almeida – Agrupamento de Escolas de Nelas | DTC da DISLEX | Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia
Marisa Carvalho - Universidade Católica Portuguesa I Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano
Moderação: Sara Felizardo (ESEV/IPV)
Debate

12:30h - Almoço

14:00h – 14:30h SESSÃO DE DIVULGAÇÃO DE POSTERS – ONLINE
Moderação: Henrique Ramalho (ESEV/IPV)
ID: # 02 Crianças refugiadas na escola: Desafios na inclusão
Vanessa Neves, Luciana Cabral, Leandra Cordeiro & Esperança Ribeiro

ID: # 03 Early Communication Indicator – Portugal: Um contributo para a avaliação da comunicação na intervenção precoce
Sandra Ferreira, Leandro Almeida & Anabela Cruz-Santos

ID: # 04 A língua gestual portuguesa para a promoção da comunicação na perturbação do desenvolvimento intelectual
Catarina Campos

ID: # 05 A iconicidade de pictogramas em livros adaptados para crianças com PEA
Francis Pereira, Ana Isabel Silva & Sandrina Sousa

ID: # 013 Dança inclusiva, imagem corporal e autoestima: a perceção de jovens com e sem incapacidade
Teresa Maria Costa, Sara Felizardo & José Sargento

ID: # 019 Disciplina Positiva em crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção: uma investigação-ação
Inês Venera, Rosina Fernandes & Esperança Ribeiro

ID: # 020 Diversidade e inclusão no Ensino Superior: a perceção dos estudantes
Ana Paula Aguiar, Mônica Garcia, Rute Costa, Teresa Velho & Sara Felizardo

14:30h – 16:30h ESCOLA, INCLUSÃO E BEM-ESTAR

Música, um instrumento de inclusão
Susana Gutierrez Jimenez – Universidade Lusíada de Lisboa I Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS)

Inteligência emocional em professores de educação especial
Sofia Pires –Escola Superior de Saúde/Instituto Politécnico de Viseu (ESS/IPV) I Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem

O lugar da inclusão no modelo UNESCO para uma Happy School. Ideias exploratórias
Jorge Humberto Dias – University of Liverpool I Representante de Portugal no Projeto Happy Schools
Moderação: Rui Rodrigues, António Martins, Susana Gomes (ESEV/IPV)
Debate

16:30h – 17:30h COMUNICAÇÕES LIVRES

SESSÃO A
ID: #012 Construção do instrumento RCIP - Rastreio de Comunicação para Idades Precoces: Dados preliminares
Vânia Peixoto, Anabela Cruz- Santos & Paula Cristina Martins

ID: #09 Inclusão e participação: as práticas educativas do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
Rita Balsa Pinho

ID: #018 A influência do modelo comportamental ABA no desenvolvimento de crianças com PEA percecionado pelos pais
Paula Cruz, Rosina Fernandes, Emília Martins & Francisco Mendes

ID: # 07 A voz dos alunos na construção de escolas mais inclusivas: uma revisão integrativa da literatura
Sandra Gonçalves, Isabel Catarina Martins & Oksana Tymoshchuk

ID: # 08 O desenho universal para a aprendizagem: implementação de práticas pedagógicas inclusivas
Liliana Simões & Sara Felizardo

ID: # 011 O Desenho Universal para a Aprendizagem na construção de práticas pedagógicas inclusivas: perceção de professores
Ana Rita Carvalho, Rui Mendes Rodrigues, Zita Rodrigues Simões, Sara Felizardo & Esperança Ribeiro
Moderação: Esperança Ribeiro (ESEV/IPV)

SESSÃO B
ID: # 015 Perceções de mulheres portuguesas com perturbação do espectro do autismo sobre inclusão
Andreia Gonçalves & Paula Xavier

ID: # 016 A construção das identidades profissionais dos professores de Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva
António José Alves Oliveira

ID: # 06 Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física Validado para a população portuguesa
Carla Vieira & Mey Van Munster

ID: # 014 Famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: perceções de adaptação familiar, inclusão escolar e suporte social
Francisca Cruz, Sara Felizardo, Tânia Catarina Rodrigues Gomes

ID: # 010 O olhar de adolescentes sobre a inclusão escolar dos pares com Necessidades de Saúde Especiais
Matilde Sousa & Sara Felizardo

ID: # 017 Escolas SITI – sensibilizadas para a importância do trauma na infância
João Pedro Gaspar & Ana Félix

ID: # 020 A formação profissional na Transição da Vida Pós-Escolar de jovens com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Rute Oliveira, Sara Felizardo & José Sargento
Moderação: Sara Felizardo (ESEV/IPV)

17:30h SESSÃO DE ENCERRAMENTO